quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tecnologias Assistivas




Curso de Tecnologias Assistivas Jogos Pedagógicos na Educação Inclusiva e Acessibilidade

O uso das tecnologias requer conhecimento e habilidade. As tecnologias estão presentes em todos os segmentos da sociedade e certamente a educação sente a necessidade do uso dessas ferramentas com a finalidade de proporcionar a educandos e educadores uma metodologia que tenha como recurso as diferentes tecnologias no ambiente escolar como forma de desenvolver a aprendizagem de forma interativa, cooperativa, informativa e comunicativa.

A 23º CRE e NTE, a Secretaria Municipal de educação do Município de Vacaria e Telecentro, tem a preocupação de integrar seus educadores ao uso destes recursos e assim ofereceu aos professores responsáveis pela sala de recursos das escolas de abrangência destes orgão um curso de capacitação em “Tecnologias Assistivas: Jogos Pedagógicos na Educação Inclusiva e Acessibilidade. Com inicio em 11 de maio de 2011 e se termino será em 15 de agosto de 2011.

Neste curso será explorado a rede mundial de computadores, a internet, conhecendo as suas características e, assim, potencializar o uso de suas ferramentas para a inclusão social e digital. Iniciou-se com a exploração de jogos pedagógicos para a alfabetização, conhecimento de programas (software) de acessibilidade, bem como aparelhos que vieram contribuir e favorecer a qualidade de vida dos Portadores de Deficiências. Além disso foram realizado pesquisas, navegação, a produção de conteúdo e a publicação na rede.

Este curso atendeu 18 professoras que atuam nas escolas municipais de Vacaria, 6 professoras que atuma nas escolas estaduais de Vacaria, 3 professoras que atuam da APAE de Vacaria, 1 professora que atua na sala de recursos de Campestre da Serra, 02 professoras que atuam em escolas estaduais de de Bom Jesus e uma professora que atua na sala de recursos no município de São José dos Ausentes .

O curso foi ministrado pela Orientadora Pedagógica do Telecentro Municipal de Vacaria, Nilva Michelon, pela coordenadora do NTE Marinice Cordeiro Noya e pala formadora do NTE Karine Sanson Paim

Importante Noticia:

Link - http://intra.sed.ms.gov.br/arquivos/manual_acessibilidade.pdf

Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas


Assegurar a acessibilidade por meio da eliminação de barreiras arquitetônicas, que impedem as pessoas de usufruir todos os espaços nas unidades escolares, é essencial para garantir o respeito às diferenças e proporcionar igualdade de condições de acesso à participação em um sistema educacional inclusivo. Segundo a Lei 10.098/00, acessibilidade é definida como possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, pela pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida (art. 2°, inciso I).

A SED, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE/MEC/SECADI, por meio do Programa Escola Acessível, disponibilizou recursos financeiros a 309 escolas estaduais, visando promover a acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes o direito de compartilharem os espaços comuns de aprendizagem, por meio da acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e às comunicações e informações. As ações objetivam adequar, arquitetônica ou estruturalmente, os espaços físicos reservados à instalação e funcionamento de salas de recursos multifuncionais, a fim de atender os requisitos de acessibilidade, adequar sanitários, alargar portas e vias de acesso, construir rampas, instalar corrimão e colocar sinalização tátil e visual, adquirir mobiliário acessível, cadeira de rodas, material desportivo acessível e outros recursos de tecnologia assistiva.

Para execução das ações é necessário a elaboração do Plano de Atendimento no site do SIMEC, sendo que as adaptações arquitetônicas devem seguir as normas da ABNT.

O MEC/SECADI elaborou o Manual de Acessibilidade Espacial para as escolas, com orientações gerais sobre acessibilidade, que pode ser baixado pelo endereço http://portal.mec.gov.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PÃO DE CRISTO

Uma história que cativa e ao mesmo tempo nos faz refletir de como o ser humano é frágil e necessita do outro para lembrá-lo que devemos co...