segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O que é educação criativa na sala de aula?

Atendendo a pedidos de muitos professores interessados no assunto, estou tentando responder algumas dúvidas e perguntas mais frequentes.

1 – Os meus textos sobre Educação Criativa são o resultado de uma prática de 30 anos em escolas públicas, pesquisa na Austrália e muita leitura.

Durante 25 anos dei cursos para professores de todas as disciplinas e autoridades educacionais em 10 Estados do Brasil (e em Lisboa, Portugal), em cadeia feminina e em Clínica de Recuperação de Dependentes Físicos, testando a Educação Criativa com diferentes clientelas e obtendo resultados incríveis.

Nos meus textos estou sempre me dirigindo ao professor e não ao aluno. É o professor que precisa SENTIR a necessidade da mudança nas suas aulas, de Metodologia Tradicional para Metodologia Criativa, para melhorar a educação no Brasil. O importante é ter a coragem de começar.

2 – As técnicas criativas são sugestões para o professor recriar para qualquer disciplina, conteúdo e faixa etária, lembrando sempre das diferenças individuais. Por isso, as propostas têm de ser abertas e quanto mais heterogêneo for o grupo de alunos, mais ricas serão as respostas. O meu objetivo é fortalecer e encorajar o professor e o objetivo do professor é motivar o “aluno geração Internet do século XXI” para que se interesse pelas aulas e colabore com o seu próprio desenvolvimento. Como lidar com essa geração? Acredito que a resposta seja mudar para Metodologia Criativa na sala de aula.

3 - Em Educação Criativa não estou impondo regras ou modelos porque isso é Educação Tradicional. Meus textos de aulas criativas são apenas um apoio para o professor refletir, mudar tudo o que puder ou o que for necessário e aguardar o sucesso do resultado, que não será um produto final “bonito”, mas, sim, a beleza do processo criativo apaixonante em que o aluno interage com os colegas e o professor, sentindo-se respeitado.

4 - No início é sempre um pouco difícil mudar, mas logo os alunos percebem os objetivos da aula sendo vivenciados, a atividade lúdica que o professor deu para motivá-lo a buscar o conhecimento. Então, eles acabam “mergulhando de cabeça” em todas as aulas.

5 - Para começar, o professor precisa escolher apenas uma sugestão de atividade criativa (do texto abaixo) e dar a proposta, deixando o aluno trabalhar (em apenas alguns minutos, sem a interferência do professor). Depois, os alunos apresentam o resultado para os colegas. No final da aula, eles levantam e comentam os objetivos que foram atingidos. Então, com a turma motivada pelo conteúdo da aula, o professor solicita uma RECRIAÇÃO da atividade para outros conteúdos da sua disciplina. Todos aprendem na Educação Criativa, tanto os alunos como o professor e os pais (que percebem que seus filhos mudaram para melhor).

6 – Se o professor tiver várias turmas, o crescimento dele será maior porque cada turma responde de maneiras diferentes.

7 – Como a mesma proposta pode ser dada para diferentes faixas etárias e diferentes disciplinas, a diferença vai estar na realização das atividades, nas reflexões e conclusões dos alunos. Em Educação Criativa, professores e alunos vivenciam as diferenças individuais e descobrem que essas diferenças significam riqueza e não pobreza ou dificuldade.

8 – O “aluno geração Internet do século XXI” não aceita mais aquele tipo de aula em que o professor fala durante 50 minutos, valorizando apenas o conteúdo que se torna “decoreba”, para o aluno ganhar notas, sem aprender nada. Nem aceita mais o professor escrever o conteúdo na lousa ou “ditar o ponto” para o aluno escrever no caderno nem trabalho em sub-grupo que tome a aula inteira e não se aprende nada.

Acabou o tempo do professor que sabe tudo e do aluno que não sabe nada. O importante na Educação Criativa é o professor dar propostas criativas para o aluno perder o medo de falar, defender suas opiniões, escrever, dialogar, ouvir sem interromper o colega que está falando, pensar a respeito do que ouviu, pesquisar e anotar, ler e entender o que leu, interagir com os colegas e o professor, cantar, dançar, desenhar, teatralizar.

9 - O professor precisa estar muito atento a um problema sério das escolas brasileiras: o que ele está fazendo na sala de aula é educação, decoreba ou matança de aula? O aluno sabe analisar o trabalho do professor. Será que o aluno está feliz com esse tipo de aula? Há escolas e professores excelentes, mas há muitos professores que precisam melhorar para que os alunos melhorem e esperamos que o governo reconheça isso.

10 – A Educação no Brasil é Tradicional e precisa mudar com urgência porque as pesquisas internacionais mostram que é uma das piores do mundo. Quem é responsável por essa situação?
a) os alunos, que não sabem o que é Educação?
b) os professores, que não sabem o que é Educação?
c) os governantes, que não sabem o que é Educação?
d) os pais, que não sabem o que é Educação?
e) ou todos nós que não estamos interessados em saber... o que é Educação?

Você, professor, já percebeu que um joga a culpa no outro e ninguém quer mudar? Em Educação Criativa nós temos que MUDAR SEMPRE porque, sem mudança, não há educação nem vida.

11 - As três características da Criatividade são originalidade, flexibilidade e fluência. O que quer dizer isso? Vamos inventar uma definição? Em Educação Criativa nós podemos criar um significado bem simples para qualquer coisa e depois, se sentirmos necessidade, podemos mudar de opinião e mudar a definição.

ORIGINALIDADE quer dizer que cada um é único e que pode pôr para fora e sem medo a beleza do seu interior;
FLEXIBILIDADE é a capacidade de mudar. É o jogo de cintura que o brasileiro tem. Uma pedra é uma pedra, mas pode ser mil outras coisas;
FLUÊNCIA quer dizer que podemos ter milhões de ideias, de atitudes, de sentimentos e que podemos mudá-los a qualquer momento.

12 - A Educação Tradicional trabalha apenas com o intelecto do aluno e a Educação Criativa trabalha com três personagens que cada aluno tem dentro de si:O GIGANTE que pode tudo e pode fazer maravilhas, mas ele está sufocado dentro de cada um, com medo de sair. A Educação precisa libertá-lo.

A CRIANÇA que quer ser feliz em qualquer faixa etária, em toda sua vida, mas está sufocada e tem medo de sair, de se expressar.

O FILÓSOFO que é capaz de pensar, analisar, selecionar o que é melhor para ele e para os outros, para sua escola, família, bairro, comunidade... Mas ele está sufocado e também com medo de sair para mostrar a riqueza de seus pensamentos e ideias que podem melhorar sua vida e o mundo.

13 - A Educação Criativa é muito motivadora porque trabalha com comunicação através de cinco expressões: oral, escrita, musical, corporal e plástica. Isso quer dizer que o aluno geração Internet do século XXI é aquele que não tem medo de falar, escrever, cantar, dançar, desenhar e teatralizar (no teatro entram as cinco expressões). Ele sabe que o produto final “bonito” e o conhecimento de conteúdos das várias disciplinas, não são os objetivos da Educação Criativa, mas pode ser uma maravilhosa consequência. Ninguém segura um aluno motivado.

Texto de Glorinha Aguiar

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